TÉCNICO EM SEGURANÇA DO TRABALHO

Avatar do usuário
04 SEGURANÇA NO TRABALHO

SEGURANÇA DO TRABALHO

01

FUNDAMENTOS DA ADMINISTRAÇÃO

Apresenta conceitos e processos administrativos, suas funções de planejar, organizar, dirigir, coordenar e controlar recursos tangíveis e intangíveis (recursos humanos, físicos, financeiros, informações) com vistas ao desenvolvimento organizacional.

02

DIREITO APLICADO

Compreender e aplicar os conceitos e regramentos constantes nas Normas Regulamentadoras do Ministério do Trabalho e na Legislação Trabalhista acerca da Segurança e Saúde do trabalhador.

03

INFORMÁTICA APLICADA

A informática está presente em praticamente todos os setores da vida moderna. Atualmente ter o conhecimento básico de como utilizar um computador é fundamental. No curso Informática Básica o participante vai aprender: os recursos básicos do Computador, Sistema Operacional, Microsoft Office.

04

PSICOLOGIA DO TRABALHO

O objetivo geral desta disciplina é oferecer subsídios para o aluno(a) desenvolver a interpretação da psicologia nas relações pessoais, ajudando a relacionar a teoria e a prática de conceitos psicológicos aplicados ao trabalho e, assim, capacitar o(a) aluno(a) para o domínio dos processos básicos do comportamento social.

05

ESTATÍSTICA APLICADA

Nesta disciplina, apresentaremos noções básicas de Estatística e vocabulário correspondente. O homem é curioso, e como tal, procura investigar sobre tudo aquilo que o cerca. Investigação sugere pesquisa, busca de informações e análise de dados e tudo isto faz pensar em ESTATÍSTICA.

06

DESENHO TÉCNICO

O desenho técnico é de extrema importância nas áreas técnicas, sendo a forma de comunicação entre o profissional que concebeu o objeto (uma edificação ou uma peça mecânica, por exemplo) e o seu executor.

07

TÉCNICAS DE DIDÁTICA

Falar em público é uma habilidade essencial em qualquer organização e fundamental para partilhar o conhecimento adquirido nas áreas específicas de trabalho que cada um ocupa. A comunicação precisa acontecer de maneira clara, objetiva e envolvente. Essas habilidades podem ser desenvolvidas com técnicas específicas e com a prática bem fundamentada. Além de uma boa desenvoltura ao falar para o público, para transmitir conhecimento é necessário desenvolver técnicas de didática do ensino. Para ensinar não basta ser um especialista no assunto, é preciso saber ouvir, entender as necessidades do seu público, planejar, executar um plano de ensino e avaliar de forma continuada todo o processo. A maneira como executar um plano de ensino também pode ser aprendida e aprimorada com a prática.

08

GESTÃO INTEGRADA (SAÚDE, SEGURANÇA E MEIO AMBIENTE)

O conceito de Meio Ambiente do Trabalho, diferentemente das outras divisões didáticas do Direito Ambiental, relaciona-se direta e imediatamente com o ser humano trabalhador no seu cotidiano, em sua atividade laboral exercida em proveito de outrem. Portanto, o seu conceito é abrangente, como cita o professor Fiorillo: é “o local onde as pessoas desempenham suas atividades laborais, sejam remuneradas ou não, cujo equilíbrio está baseado na salubridade do meio e na ausência de agentes que comprometem a incolumidade físico-psíquica dos trabalhadores, independentemente da condição que ostentem (homens ou mulheres, maiores ou menores de idade, celetistas, servidores públicos, autônomos, etc.)”. Convém salientar que há distinção entre proteção ao meio ambiente de trabalho e a proteção do direito do trabalho, pois, o primeiro tem por objeto jurídico a saúde e a segurança do trabalhador, para que desfrute a vida com qualidade, através de processos adequados para que se evite a degradação e a poluição em sua vida. Já o direito do trabalho vincula-se a relações unicamente empregatícias com vínculos de subordinação.

09

INTRODUÇÃO A SEGURANÇA E HIGIENE DO TRABALHO

Compreender e contextualizar conceitos, definições básicas e legislações que norteiam a Segurança do Trabalho.

10

PROCESSOS INDUSTRIAIS

Processos Industriais são identificados como procedimentos que fazem parte da manufatura de um ou vários itens na fabricação em grande escala. Surgiram para que a qualidade, otimização de tempo, custo e outras variáveis pudessem ser melhoradas. A expressão planta industrial ou planta é utilizada no setor químico significando uma unidade industrial, ou setor dentro de uma indústria que produza algum composto químico específico como a planta de amônia e a planta de benzeno. O uso de controladores microprocessados e computadores aplicados ao controle automático aumenta a necessidade do conhecimento prático em relação ao comportamento do sistema controlado e aos métodos para alcançar o funcionamento do mesmo.

 

Open chat