ENGENHARIA CIVIL – BACHARELADO A DISTÂNCIA

ENGENHARIA CIVÍL

FORMAÇÃO

O mundo passa, neste início de século, por inúmeras transformações geradas basicamente pelo crescimento exponencial da população e pelo avanço tecnológico conquistado nas últimas décadas. Como consequência, uma grande parcela da sociedade ainda não tem acesso a infraestrutura necessária para atender às necessidades básicas do ser humano, como moradia, saneamento básico, energia e mobilidade.

Neste contexto, o curso de engenharia civil da Uninter tem como objetivo formar profissionais capazes de entender esta nova realidade e de desenvolver projetos inovadores, de custo reduzido e com o menor impacto ambiental possível, gerando não apenas infraestrutura de qualidade para a população mas também novos empregos.

HABILIDADES E COMPETÊNCIAS

Pensar a cidade de forma global, aliando infraestrutura, tecnologia e meio ambiente; gerir empreendimentos sustentáveis, eficientes e que tragam dignidade a todos; Interpretar projetos e solucionar problemas de forma ágil e inteligente; Fornecer segurança aos usuários de infraestrutura urbana.

CONHECER PARA ATUAR

Para atuar na profissão de engenheiro civil, é necessário conhecer e entender sobre cálculo, química e física, tanto básica como aplicada, seja em fluidos, solos ou sólidos, materiais utilizados na construção civil e em estruturas, como concreto, aço e madeira, gestão de processos construtivo, orçamentos, tratamento de água e esgoto, geologia, e gestão de pessoas.

SUA FUTURA CARREIRA

Como engenheiro civil, você poderá atuar em:

Desenvolvimento de projetos de pequeno a grande porte;

Gestão de processos;

Gestão de pessoas;

Construindo empreendimentos como casas, edifícios, pontes, viadutos e barragens;

Pavimentação de pistas e rodovias;

Gestão de portos;

Saneamento básico;

Gestão ambiental;

Instalações elétricas e hidráulicas prediais;

Desenvolvendo pesquisa.

COMO SERÁ A PARTE PRÁTICA DO CURSO DE ENGENHARIA CIVIL DA UNINTER?

A prática é essencial na formação de um engenheiro civil. No curso ofertado pelo Centro Universitário Internacional Uninter, as atividades estão distribuídas em quatro pilares:

Laboratórios individuais:

Ao longo do curso, a Uninter entregará para cada aluno kits laboratoriais para que as práticas sejam realizadas de forma individual e repetidas, quantas vezes forem necessárias.

Por exemplo, quando for ofertada a disciplina de Construção Civil, o aluno receberá o kit “Maker 1” de Alvenaria Estrutural, com o qual poderá reproduzir, em pequena escala, construções com características diversas.

O professor passará o roteiro passo a passo, por escrito e em pequenos vídeos, para que o aluno realize a experiência em sua casa, tire suas dúvidas com a Tutoria Central e, terminada a prática, registre em relatório o experimento. Serão vários laboratórios individuais que serão entregues gratuitamente ao aluno ao longo de todo o curso.

Outra forma de prática será o acesso a um banco de dados nacional da atividade da construção civil com inúmeras estatísticas e dados, que podem ser usados gratuitamente pelo aluno nas disciplinas que envolvem a orçamentização de obras e o estabelecimento de padrões.

Laboratórios no polo:

Algumas experiências que exigem equipamentos mais complexos serão executadas presencialmente nos laboratórios do PAP, que estarão equipados com os instrumentos e bancadas adequadas. Essas atividades ocorrerão em determinadas fases do curso, sempre com acompanhamento dos professores da Tutoria Central.

Laboratórios virtuais:

A Uninter desenvolveu dezenas de laboratórios virtuais para a realização de experimentos científicos, como os de física, química, topografia, mecânica dos fluídos, ensaios de concreto, mecânica dos solos, entre muitos outros. Ao estudar com esses laboratórios, o aluno poderá fazer experimentos e simulações de situações que farão parte da realidade do profissional, podendo assim ter uma vivência naquele determinado experimento, de modo a fixar os seus conceitos de forma eficiente.

Atividades práticas em campo:

São consideradas atividades práticas de campo:

Atividades Extensionistas: com a proposta de criar conectar aluno e a sociedade, foram elaboradas disciplinas obrigatórias chamadas de Atividades Extensionistas, distribuídas ao longo dos cinco anos do curso e orientadas por docente específico, com os seguintes temas: Projeto de Pequena Escala; Projeto de Grande Escala; Projeto de Planejamento de Obra; Projeto de Meio Ambiente e Planejamento Regional;Projeto de Desenvolvimento Sustentável; e Projeto de Transportes. Essas atividades levam o aluno a avaliar a região em que está inserido e estimulam o desenvolvimento de soluções com baixo impacto socioambiental e de forma sustentável.

Estágio Obrigatório: O estágio obrigatório é uma unidade curricular de 160 horas que, conforme lei, possibilita o contato do aluno com a profissão escolhida. Na engenharia civil, o aluno poderá buscar estágio em construtoras, concreteiras, empresas de pavimentação, projetos, portos, aeroportos, secretarias municipais de urbanismo além de atividades de gestão e outras áreas afins. Contará sempre com o apoio dos professores das disciplinas durante todo o período de estágio.

Disponibilidade do curso sujeita à formação de turma.

Atendimento a Portaria Normativa 23/2017 MEC

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Open chat